A Pandemia que se instalou em 2020 trouxe a todos nós uma série de dúvidas, medos e incertezas. Quais serão as consequências para a Odontologia ?
O distanciamento social convidou uma enorme parcela da população a refletir sobre suas vidas, tanto no âmbito pessoal, familiar, profissional e de negócios.
Neste artigo avaliamos como a odontologia precisará ser repensada e quais serão as necessidades de qualificação profissional do cirurgião-dentista.
Se gostar do artigo não deixe de assistir nosso novo MINICURSO LIVRE “A Odontologia no Pós-pandemia”.
Por: Helio S. Schwartzman (21 de julho de 2020)
A Pandemia que se instalou em 2020 trouxe a todos nós uma série de dúvidas, medos e incertezas. O distanciamento social convidou uma enorme parcela da população, ainda que involuntariamente, a refletir sobre suas vidas, tanto no âmbito pessoal, familiar, profissional e de negócios. A sensação de finitude de nossa vida aliada ao desafio de mantermos nossa atividade profissional minimamente viável nos obriga a agir hoje, com decisão e firmeza.
Nenhuma atividade profissional, da mais simples à mais complexa, será a mesma quando tudo isso passar. Evidentemente a odontologia também precisará ser repensada enquanto atividade fundamental de saúde pública. O profissional cirurgião-dentista já sente estas mudanças, ainda que não tenha condições de antever os reais impactos do pós pandemia – o que aliás é um desafio também para outras atividades.
Surge então uma necessidade mais que emergencial de qualificação profissional em uma área de conhecimento que tornar-se-á vital à continuidade (ou mesmo sobrevivência) do negócio: GESTÃO ! Sim, o dentista precisará de novos conhecimentos para a sua prática clínica-cirúrgica diária que extrapola suas ferramentas tradicionais. Estas “novas” ferramentas não são aquelas que tradicionalmente já são amplamente conhecidas – espelho, pinça clínica, sonda exploradora, caneta de alta rotação, brocas dentre tantas outras a serem citadas – mas sim um novo universo, um novo conjunto de saber !
Estratégia, cenários, marketing, finanças, inovação, tecnologia e desenvolvimento humano são algumas novas ferramentas fundamentais para a sobrevivência, continuidade, crescimento e principalmente para o protagonismo: sim, o cirurgião-dentista / gestor obrigatoriamente terá que assumir o protagonismo do seu negócio ! Não serão aceitas desculpas, ainda que a tempestade tenha atingido a todos irrestritamente, pelos problemas que a pandemia nos trouxe e irá nos trazer.
Pensando em tudo, isso preparamos o MINICURSO LIVRE “A Odontologia no Pós-pandemia” onde discutimos em mais detalhes sobre todos esses desafios e também sobre as oportunidades que virão pela frente.
Clique abaixo e tenha acesso a esse conteúdo.
Nossa proposta é de qualificação prática de alto nível, fundamentada em três pilares: sólido embasamento teórico, vasta experiência prática empresarial e bem-sucedido conhecimento aplicado na odontologia. A necessidade de agir é imediata !
Embarque conosco: Seja VISIONARE você também !
COMPARTILHE !!!